Você já ouviu falar em Inteligência Emocional? A inteligencia emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os nossos sentimentos e emoções e dos outros também.

Essa habilidade de gerenciar emoções oferece benefícios tanto para a nossa vida pessoal quanto para a profissional. A Inteligência Emocional está baseada em cinco grandes fatores:

  1. Autoconhecimento – Você  reconhecer suas emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento, conhecer seus pontos fortes e fracos, e ter autoconfiança.
  2. Administração das emoções – Você ser capaz de controlar os sentimentos e comportamentos impulsivos, tomar a iniciativa, acompanhar, adaptar-se às novas circunstâncias.
  3. Automotivação –  Você encontrar motivos dentro de si para cumprir seus objetivos. Uma pessoa automotivada não espera acontecer, corre atrás do que quer, pensar que a motivação externa pode acabar, mas a motivação interna não.
  4. Relacionamento –  Você saber como desenvolver e manter boas relações, comunicar com clareza, inspirar e influenciar os outros, trabalhar bem em equipe e administrar conflitos.
  5. Empatia – Você poder entender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, se sentir confortável socialmente, e reconhecer as dinâmicas de poder em um grupo ou organização.

Pode parecer difícil sermos bons em todas essas habilidades já que, na maioria das vezes somos fortes em algumas e deficitários em outras, mas nós temos sim o poder de melhorar em qualquer uma delas. A inteligência emocional pode ser treinada e aprimorada através de novos hábitos, maneiras de pensar e agir . Todos nós temos a capacidade de melhorar essas habilidades.

Por que a inteligência emocional é tão importante?

Você sabia que nem sempre as pessoas mais inteligentes são as mais bem-sucedidas e realizadas? Você com certeza conhece pessoas que são academicamente brilhantes mas são socialmente ineficientes e sem sucesso no trabalho ou em suas relações pessoais. Inteligência intelectual não é o suficiente para ser bem sucedido na vida.

Sim, o seu QI pode ajudá-lo a entrar na faculdade, mas é a sua IE que irá ajudá-lo a gerenciar o estresse e emoções quando precisar passar por provas e exames.

 

 Dúvidas? Fale conosco

[contact-form-7 id=”9197″ title=”Fale Conosco”]

Deixe uma resposta