Essa é uma pergunta difícil de se fazer, mas você já se perguntou isso? Se a resposta for não, você provavelmente já começou errado. Mas, tudo bem, nós vamos te ajudar.

Na maioria das vezes nós fazemos perguntas erradas,  por exemplo: “Como faço para que meus colaboladores façam aquilo que eu quero?”, “Como faço para que meus clientes comprem meus produtos e não da concorrência?”, mas as perguntas corretas deveriam ser: “Estas pessoas têm muitas escolhas, diversas opções… Por quê elas deveriam escolher ouvir você? Por que elas deveriam escolher seguir você?”. Quando mudamos o foco das perguntas, percebemos que ao invés de querer mudar o comportamento das pessoas nós devemos chamar atenção para as nossas qualificações e valores, porque são estes que vão definir se as pessoas seguirão ou não você.

Vamos fazer assim, tente responder as essas perguntas:

  •  Onde nós vamos? Você tem que ter competência para deixar explícito qual é  seu objetivo, e as pessoas poderão escolher se querem ir junto e se querem te ajudar a chegar lá.
  •  Por quê? Por que vamos até lá? Você trabalha com adultos e eles querem saber o porquê.
  •  Como nós vamos chegar até lá? O líder e as empresas devem deixar claro as estratégias.
  •  Você já esteve lá antes? Então qual é a sua credibilidade?
  •  Você vem conosco? Você faria a mesma coisa que está pedindo para os liderados fazerem? Empatia é primordial.
  •  Como isso me afeta? Que preço tenho que pagar? Preciso aprender uma nova habilidade? Tenho que ir para outra cidade/estado/país? Tenho que fazer alguma coisa diferente?
  •  Que a diferença que isto fará? Depois que os liderados atingirem a meta, que diferença isto fará para a vida deles, para a empresa, para o mundo, para a sociedade?

Se você conseguiu responder as perguntas acima, parabéns! Muito provavelmente seus liderados dirão que escolheram seguir você.

Para que as pessoas sigam você, acima de tudo é preciso deixar um legado. Portanto, antes de sair exigindo resultados, lembre-se de liderar o talento das pessoas encontrando-se como uma fonte de ajuda e garantindo que tenham o que precisam para que você possa determinar os resultados delas. Mas, e os seus resultados como líder? Deixe que a equipe determine por você. Afinal, de quem você precisa permissão para se tornar um líder eficaz?

 

 Dúvidas? Fale conosco

[contact-form-7 id=”9197″ title=”Fale Conosco”]

Deixe uma resposta