Como combater o bloqueio criativo

Ansiedade. Estresse. Desespero.

Esses são 3 fatores que te levam ao bloqueio criativo, essa tela em branco que começa a surgir na sua cabeça, sabe? Você respira fundo, coça a cabeça, escreve algumas ideias soltas, mas de alguma forma as ideias parecem fugir de você e começa tudo de novo. Tenho certeza que isso já aconteceu com você.

Mas afinal, o que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo é bastante associado a momentos de falta de inspiração na criação de textos. Tanto que em inglês o termo é conhecido como “writer´s block“ (bloqueio de escritor) porém, esse bloquei pode acontecer com qualquer um, principalmente profissionais que trabalham diretamente com o setor criativo.

Mas, nesse artigo eu vou compartilhar com vocês algumas técnicas para você evitar esse bloqueio criativo.

5 motivos que levam ao bloqueio criativo

Tentar entender os motivos que te levam ao bloqueio faz com que seja mais fácil para você evitá-los. Então vamos começar com as 5 causas mais comuns:

  1. Perfeccionismo – Entenda que ninguém é capa de cuspir diamantes no primeiro esboço e começar a querer fazer coisas mais complicadas, não vai ajudar, pois as coisas não vão encaixar e fluir bem. Cada vez que você tentar corrigir um erro, você perde o seu ritmo. Dê um tempo a si, e deixe as suas imperfeições darem vida ao seu projeto.
  2. Medo de sucesso do passado – Imagine que você é um escritor, e posta algo numa rede social onde seu post faz muito sucesso, milhares de likes e compartilhamentos e uma centena de comentários. Agora, você sente essa “pressão” de desempenho: será que você vai ser capaz de igualar a qualidade e os números do seu post anterior?  Nessas horas você precisa racionalizar e pensar que: não tem problema se preocupar com isso, o que você não pode é refletir isso por muito tempo, pois quando pensamos demais, fazemos de menos.
  3. Medo de rejeição – Você tem um “herói”? Alguém em quem você se inspira. E você tenta se igualar a essas pessoas pois você deseja alcançar o nível delas. Mas quando você está prestes a ter seu momento criativo, você se pergunta: e se ninguém gostar? Será que eu realmente tenho um talento criativo que deve ser visto?
    Sabe como você pode desconstruir esse seu medo? Aceitar a dor e fazer o que tem que ser feito. Não é o fim do mundo. O não você já tem e se não tentar nunca receber o seu sim. Receber feedback faz parte, e é bom para a sua desenvoltura, pois assim você se ajusta ao seu público e melhora suas habilidades.
  4. Paradoxo da escolha – As vezes temos tantas opções que fica impossível escolher uma e essa liberdade pode nos deixar paralisados e insatisfeitos. A solução? Se desafie a fazer coisas novas.
  5. O tédio da rotina – Tudo bem, sabemos que a rotina é inevitável. Você estava pensando em ser um blogueiro(a) de sucesso, de repente você acorda e pensa em desistir. Você já  nao tem nenhuma nova ideia para trabalhar e não tem tempo para pensar. O que fazer nessas horas? Tenha coragem e comece a trabalhar, o mundo não para porque você parou. Pense nisso…

5 dicas para combater o bloqueio criativo

Mesmo depois de conhecer as causas do bloqueio, ele inevitável. As vezes, nós precisamos desses momentos de perda de energia criativa para nos reerguer. Quando você lutar para ter ideias originais, você vai pensar em jogar a toalha, mas não ceda, deixe ela firme. Tente essas técnicas criativas usadas por bons escritores para você combater o seu bloqueio.

  1. Desligue todas as distrações digitais – Mesmo inconscientemente, há uma grande chance de você estar absorvendo conteúdos da internet. Isso faz com que você seja menos produtivos. Resista a tentação de pegar o seu celular, respire fundo e tente limpar a sua mente de pensamentos inúteis. Quando você perceber que está consciente dos momentos atuais, comece a fazer.
  2. Escreve livremente – Não pense em nada, só escreva. O objetivo disso é atingir o seu fluxo criativo, deixe as ideias irem até você, não critique seus pensamentos, apenas escreva.
  3. Execute tarefas tediosas – Se vcê é fã de The Big Bang Theory, você provavelmente se lembra de um episódio onde o Sheldon estava preso em um problema de física. Depois de passar algumas noites sem dormir, Sheldon decidiu que ia seguir a linha de raciocínio de Einstein, ele acreditava que a execução de uma tarefa qualquer iria ativar o seu momento criativo. E ele estava certo. Uma tarefa qualquer como tomar banho, limpar a casa relaxa o seu cérebro, e é aí que o seu momento Eureka pode surgir. Então da próxima vez que você estiver com o famoso “branco”, faça tarefas tediosas como: dobrar meias, lavar roupa, jardinagem, limpeza e etc.
  4. Ouça uma música relaxante – A música está diretamente ligada às nossas emoções, e pode ser uma ferramenta eficaz para controlar o estresse. Ouvir música pode acalmar os nervos e elevar seu humor, assim você fica mais concentrado. As vezes um gênero musical diferente do que você está acostumado a ouvir, ajuda bastante no seu processo criativo.
  5.  Saia para uma caminhada – Ficar muito tempo sentado, não é saudável tanto para o corpo quanto para a mente. Um artigo da Uol afirma que “Ficar sentado é o novo fumar”. Agora faz sentido o porquê das reuniões de Steve Jobs e Mark Zuckerberg são realizadas em pé. Andar limpa a sua cabeça, renova seu humor e suas energias, sua criatividade continuará fluindo mesmo depois de parar de andar. E você, já está querendo sair da cadeira?

Quais são as técnicas que você usa para combater o bloqueio criativo? Você acredita que o bloqueio pode ser superado usando ferramentas e técnicas?

 Dúvidas? Fale conosco


*Campos Obrigatórios