Quais as Melhores Perguntas Para Contratar um Bom Funcionário?

Um dos pontos principais de um processo seletivo é a entrevista, pois é através dela que você conseguirá realmente ter contato com o candidato de maneira direta. Portanto é fundamental acertar nessa hora e saber as perguntas certas a serem feitas, escolher um colaborador de maneira errada pode gerar desgastes e impactos sérios ao dia a dia de uma companhia e futuros projetos. Por isso, separados as melhores perguntas para selecionar um bom funcionário.

 

1 – Qual é o seu objetivo de carreira?

 

Essa pergunta é importante para você entender o futuro desse colaborador dentro da empresa, se realmente a vaga fornecida tem a ver com o objetivo que o entrevistado almeja.

 

2- Em qual área profissional você tem o interesse de trabalhar? / Em que área você não gostaria de trabalhar?

 

A partir disso você já começa a entender o que o colaborador gosta ou não gosta de fazer, pois você pode estar oferecendo uma vaga em uma área que não agrade a pessoa.

 

3- Quem foram os seus últimos cinco chefes? E descreva como eram esses chefes, seus lados positivos e negativos, e como era o relacionamento com eles?

 

A partir do momento em que a pessoa começa a falar sobre o assunto, você analisa se havia problemas realmente por parte dos chefes ou por parte da pessoa. Um ponto a ser notado é se entre os cinco chefes, ocorreu o mesmo problema, isso aumenta a chances do problema está diretamente relacionado com o colaborador.

 

4- O que seu chefe diria se eu ligasse para ele agora e pedisse uma informação sobre você? E que nota você acha que ele daria de 0 a 10 para você?

 

Esta é uma pergunta importantíssima para entender ainda mais a pessoa, pois ele irá falar a perspectiva dela sobre si mesma e dar uma nota.

 

5- Por qual motivo você saiu do último emprego?

 

A partir disso ele poderá citar diversos motivos, e você analisara cada um deles, se esses motivos envolverem somente a empresa ou o problema que ele citar for somente da empresa, um ponto a se preocupar é que o problema pode envolver o colaborador.

 

6- Quais foram as suas maiores realizações, ideias e inovações nos últimos cargos que você trabalhou?

 

Importante para entender se a pessoa é proativa e se possui tendência a buscar sempre a melhoria e desenvolvimento pessoal e profissional.

 

7- Se você não dependesse de dinheiro para viver hoje, com o que gostaria de trabalhar?

 

Interessante para saber se o que você está disponibilizando como trabalho para o entrevistado se encaixa com aquilo que ele gosta de fazer.

 

8- O que você mais admira nos seus amigos?

 

Entender quais são os atributos que ele tem admiração, o que ele enxerga de qualidade nas pessoas, pois geralmente os pontos citados são as qualidades que ele busca ter ou já possui.

 

9- Dê um exemplo de profissional que você considera um sucesso? De acordo com esse profissional, o que você admira nele?

 

Compreendendo isso, você irá entender o perfil do colaborador e o que ele almeja ser como colaborador.

 

10- O quanto você espera ganhar na empresa?

 

Entender qual é realmente a perspectiva dele em relação a empresa, pois se o valor for acima do que você pode pagar, ao ser contratado por um valor inferior ele se tornara um colaborador desmotivado.

 

Enfim, como vimos existem diversas perguntas que você pode adotar durante uma entrevista, e que ajudaram para que você obtenha uma equipe confiável e eficiente, conhecendo a fundo os seus futuros colaboradores.